Parte da MG-126 foi interditada por horas; suspeita é de ação humana
Um incêndio de grandes proporções mobilizou, na noite deste domingo (24), equipes da Defesa Civil de São João Nepomuceno às margens da MG-126, próximo à estação de transbordo de resíduos sólidos e ao trevo da Avenida Israel Pinheiro. As chamas se espalharam rapidamente pela vegetação de bambus, causando a interdição parcial da rodovia e grande apreensão entre moradores da região.
De acordo com Luciano Vital de Souza Reis, membro da Defesa Civil, o combate ao fogo foi dificultado por um defeito mecânico no caminhão da corporação, impedindo o uso imediato do equipamento no início da ocorrência. “Utilizamos uma retroescavadeira para jogar terra nos focos de incêndio e conter a propagação das chamas. Também abrimos aceiros e monitoramos a área até que fosse possível liberar o tráfego com segurança”, explicou. O trabalho intenso começou por volta das 19h30 e se estendeu até as 23h, quando a rodovia foi completamente liberada.
Apesar da gravidade do incêndio, Luciano destacou que nenhuma residência próxima foi atingida. “As pessoas ficaram assustadas pela proporção das chamas, mas conseguimos controlar o fogo antes que chegasse às construções”, disse.
O integrante da Defesa Civil também chamou atenção para o aumento no número de queimadas neste inverno, embora, até o momento, os registros de 2025 ainda estejam abaixo dos de 2024. Ele reforçou que a maioria dos incêndios é provocada por ação humana, prática considerada crime ambiental. “Infelizmente, muitas pessoas ainda colocam fogo em terrenos como forma de limpeza, e outras, que presenciam esse ato, não denunciam. As denúncias são anônimas e podem evitar tragédias”, ressaltou.
Com o caminhão em manutenção, a Defesa Civil pede à população cautela e conscientização para prevenir novos focos de incêndio durante este período seco. “Estamos trabalhando para manter a resposta rápida e garantir a segurança da população”, concluiu Luciano.
As imagens das chamas, que circularam pelas redes sociais, mostram a intensidade do incêndio que, felizmente, foi contido sem feridos, mas que serve de alerta para os riscos das queimadas criminosas.

