A população de São João Nepomuceno tem enfrentado dificuldades com o sinal da TV aberta nos últimos dias, com relatos de canais regionais fora do ar desde a última sexta-feira. A Garbosa FM entrou em contato com Silvio Heleno Picorone, técnico responsável pela manutenção dos equipamentos retransmissores de sinal por quase três décadas, para esclarecer a situação.
Silvio Heleno revelou que desde o dia 25 do mês passado não responde mais oficialmente pelo serviço. Segundo ele, uma nova licitação foi realizada pela Prefeitura, e uma empresa da cidade de Recreio venceu o certame, assumindo agora a responsabilidade pela manutenção do sistema analógico de retransmissão da TV aberta no município.
“Foram 28 anos prestando esse serviço, desde o governo de Antônio Jacques. Sempre procurei manter os canais no ar, apesar das dificuldades de acesso ao local dos equipamentos. Mas agora, com o novo contrato, não sou mais o responsável”, explicou Silvio.
O técnico ressaltou ainda que, apesar dos avanços tecnológicos em outras cidades, São João Nepomuceno ainda utiliza equipamentos analógicos e que é necessário olhar para o futuro e investir na implantação da TV digital. “O equipamento atual é antigo, não vale mais o investimento. Precisamos caminhar para o digital”, alertou.
Silvio desejou boa sorte ao novo técnico, também especialista na área, e afirmou que já manteve contato com ele, acreditando que o profissional dará conta do serviço e poderá até promover melhorias.
O âncora do programa Radar da Garbosa FM, Marcello, criticou a falta de um comunicado oficial da Prefeitura sobre a mudança. “A população ficou sem saber para onde recorrer. Muitas pessoas ainda dependem da antena comum para assistir à programação regional. A Prefeitura deveria ter informado a população e disponibilizado um canal de atendimento para reclamações.”
A emissora também deixou o espaço aberto para que o novo técnico se manifeste e traga informações sobre os próximos passos para restaurar o serviço e garantir o funcionamento pleno dos canais de TV.
Enquanto isso, os moradores esperam que os problemas sejam resolvidos com brevidade. A comunidade reconhece e agradece o comprometimento de Silvio Heleno e sua equipe da Eletrônica Transtec, que, por 28 anos, garantiram o acesso gratuito à programação televisiva local.
Audio da entrevista com Silvio Heleno p/telefone
